quarta-feira, 16 de julho de 2014

[SPOILER] Listagem completa de todos os dinos de Jurassic World!! E um pouco mais dobre a dona do parque,muitas surpresas!

Olá pessoal! É isso mesmo, saiu a lista completa de todos os dinos das atrações de Jurassic World!Temos algumas novidades e algumas decepções também. Lembrando que essa notícia se trata de um SPOILER, então fiquem avisados que daqui em diante será revelado pontos irrelevantes do filme, caso não queiram saber ou tenham medo de estragar a experiência com o filme, não leiam este post e ignorem tudo à partir deste ponto.


Lista completa dos dinossauros de Jurassic World.
Para quem não conseguir ler todas às especies, segue abaixo a listagem(seguindo a ordem do catálogo e ordem alfabética).:

  • Ankylosaurus
  • Apatosaurus
  • Baryonyx
  • Dimorphodon
  • Edmontosaurus
  • Gallimimus
  • Metriacanthosaurus
  • Microceratus
  • Mosasaurus
  • Pachycephalosaurus
  • Parasaurolophus
  • Pteranodoon
  • Stegosaurus
  • Suchomimus
  • Triceratops
  • Tyrannosaurus Rex
Observação: Este é o mapa de visitantes, então para quem percebeu ,nem Raptor nem D-Rex estão listados! Isto é, porque ambos não estão disponíveis para os visitantes, o D-rex tem seu motivo óbvio, mas o Raptor, provavelmente ainda é bem perigoso para o público, e como foi dito anteriormente, Owen(Chris Pratt) está os estudando para poder ver se  eles poderão participar do parque.Por isso eles não constam na lista, acredito que somente após Owen aprovar, que realmente estarão sendo inseridos ao conjunto de atrações.

Observação: Notem que no "Mosasaurus Feeding Show" e no "T-rex Kingdom", está descrito que pode ser  inapropriado para crianças pequenas, ou seja, veremos os dois estraçalhando alguns tubarões e cabras por ai.
Agora vamos aos dinos do Jurassic World, para quem não conhece todos ou nunca ouviu falar, fiz a listinha com uma breve descrição de cada, sendo que, temos dinos novos, clássicos e temos a falta de alguns( Brachiosaurus,Dilophosaurus e Compsgnathus), sendo que não se sabe ao certo se irão surgir no filme.

Começando com o Ankylosaurus:

Ankylosaurus em Jurassic Park 3(2001).
Não será a primeira aparição do Ankylosaurus na franquia, sua primeira vista foi em Jurassic Park 3, a sua primeira cena foi de um pequeno grupo que pastava sob vegetação baixa, logo abaixo das árvores onde estavam Amanda(Téa Leoni), Paul Kirby(William H.Macy) e Billy Brennan(Alessandro Nívola), que gritava Grant(Sam Neil) que havia se perdido após o ataque dos Raptors. Sua ultima vista, foi na planície do rio, ao meio de outras espécies(Brachiosaurus ,Stegosaurus entre outros herbívoros), enquanto Grant e o grupo de sobreviventes passavam a margem do rio,onde podia ver os Ankylosaurus pastando na margem e outros caminhando sobre a grande planície que ligava ao outro lado da margem do rio, após isto o "Anky's" não foram mais avistados no filme.


                                                                        Apatosaurus:



O Apatosaurus já foi confundido muitas vezes com o "Brachiosaurus", apesar de serem grandes saurópodes,cada um tem sua própria distinção. O Apatosaurus em relação ao Brachiosaurus, tinha os membros das pernas bem maiores do que as do Brachiosaurus, eram como se fossem invertidos, o Brachio com as patas dianteiras maiores e o Apatosaurus com as traseiras.Além das patas, o Apatosaurus andava quase que na posição completamente horizontal, isso porque sua calda não tocava no chão e seu pescoço, apesar de menor que o do Brachio, não tinha curvatura, formato de "S", como vimos em ilustrações antigas(inclusive a imagem acima), porém o pescoço de um Brachiosaurus podia chegar até 9 metros de comprimento. Fora estas questões, o crânio do Apatosaurus era bem mais alongado e leve, enquanto o do Brachiosaurus era mais alto e pesado. Agora eliminando as comparações, será a primeira aparição do dino na franquia, pois o mesmo nunca deu as caras, em "The Lost World :Jurassic Park", muitos dizem ter avistado um, mas não era nada mais do que um "Mamenchiosaurus", outro saurópode semelhante ao Apatosaurus.




Baryonyx:



Não!!! Não se assustem!!! Não é o Spinosaurus, e sim um primo próximo! O Baryonyx, é um espinossaurídeo assim como o seu outro primo que também estará em Jurassic World, mas falaremos dele depois. O Baryonyx seria a maior preocupação de  Alan Grant(Sam Neil) e companhia em Jurassic Park 3, mas por conta de seu tamanho foi cortado do papel de principal antagonista do filme, dando o lugar para seu primo maior e mais assustador, o nosso amado Spinosaurus. Não é só de Jurassic Park 3 que ele foi cortado, o Baryonyx era para surgir desde o primeiro filme, no mapa de atrações estava incluído um confinamento só para eles. No game de "The Lost World:Jurassic Park" para PSOne(PlayStation One), ele era o principal inimigo da primeira fase com o caçador, o cenário era semelhante ao da imagem a cima, entre as cachoeiras e rochas,até então, acredita-se que Colin por ter jogado este entre outros games da franquia JP, possa utilizar tal cena para mostrar o Baryonyx. 


                                                                  Dimorphodon:
O Dimorphodon é um pequeno pterossaurídeo, tinha em torno de 3 metros de uma ponta da asa a outra. O Dimo, também vai fazer a sua estréia na franquia, apesar de ser pequeno comparado ao Pteranodoon, um enxame dessas coisas pode ser bem aniquilador, seria como um cardume de piranhas, mas só que com asas.Acredita-se que o motivo de sua aparição também seja devido a referência ao game do TLW:JP, no qual eles atacavam de todas as maneiras(era bem chato) , sua coloração no game é bem semelhante a da imagem acima, sendo que o Dimorphodon de JW vai ser feito através de captura de movimentos.



                                                              Edmontosaurus:




O Edmontosaurus é um herbívoro de grande porte, pertence a família de hadrossaurídeos, em outras palavras, são conhecidos como "bicos-de-pato"! Assim como seus primos, os Edmontosaurus podiam andar tanto sob às quatro patas, como também podiam usar apenas os membros traseiros sobre duas patas quando era  necessário fugir de seus predadores. O Edmontosaurus é outro dino novo para a franquia de filmes, mas não tão novo assim! Pois o mesmo já deu as caras no livro e em games como o "Jurassic Park Operation Genesis". Ele é o prato predileto para T-rexes, apesar de grande, o Edmontosaurus tinha um comportamento pacato e passivo, acredita-se que em Jurassic World os visitantes poderão manter contato direto com esses grandes animais.


                                                                     Gallimimus:
 O Gallimimus é outro  dino que esteve presente nas outras franquias, sua maior participação e destaque, é na cena do vale, onde uma manada deles vem correndo em direção a Grant e as crianças, até que o Rex emerge das árvores e abocanha um deles!! Em Jurassic World, tem uma atração chamada "Gallimimus Valley's", muitos acreditam que Colin possa fazer uma homenagem a está cena de "Jurassic Park" em JW.
                               
                                                              Metriacanthosaurus:

                   

O Metriacanthosaurus é quase uma lenda em Jurassic Park, ele assim como o Baryonyx, estava cotado desde o primeiro filme! Mas assim como o Baryonyx não deu as caras nas telonas, assim, não exatamente! Já que, enquanto Nedry roubava os embriões, teve um pequeno Easter Egg do Metriacanthosaurus:

Jurassic Park 1993.
Na lógica dos filmes ele sempre esteve presente, assim como todos os outros dinos que são citados ou listados nos eventos que surgiam com o decorrer dos filmes! Mas nunca eram vistos, pois a nossa perspectiva(telespectador) era sempre a dos personagens e protagonistas, ou seja, só víamos o que eles viam. Mas agora em Jurassic World ele é listado como atração, então provavelmente veremos ele em ação correndo atrás dos visitantes depois do Breakout!O Metriacanthosaurus é um dino bem semelhante ao Allosaurus(que infelizmente está fora do JW), o que o difere um do outro são suas vértebras, a do Metriacanthosaurus são um pouco mais altas do que a dos demais terópodes, ele é um dino inglês do período Jurássico, que podia chegar a quase 9 metros de comprimento e cerca de aproximadamente 3,5 m de altura. Alguns especialistas acreditam que o Metriacanthosaurus de Jurassic Park seja na verdade um "Yangchoano", pois na época de produção do filme a paleontologia bombava! Ainda estava em fase de desenvolvimento, com isso um dos livros que usaram para buscar informações de alguns dinos, descrevia Yangnchonosaurus como sinônimo de Metriacanthosaurus, mas como nunca o animal deu as caras nas telonas, nunca foi possível descobrir qual dino ao certo viríamos em JP! Mas com o avanço dos estudos dos fósseis de hoje em dia, acredita-se que veremos o verdadeiro Metriacanthosaurus em Jurassic World.

                                                                  Microceratus:


Microceratus é do gênero pequeno dinossauro ceratopsciano, que viveu no período Cretáceo na Ásia. Ele usava seu bico afiado ceratópsio, para morder as folhas ou pequenos "nozes",frutas e brotos em geral. No primeiro livro de Jurassic Park, eles passavam a maior parte de seu tempo nas árvores.Tornou-se conhecido como Microceratops , mas esse nome já estava preocupando por conta de uma "vespa" que tinha o mesmo nome. O nome substituto Microceratus foi criado por Mateus em 2008, para o esse tipo de espécime. No segundo livro de Michael Crinchton - "The Lost World:Jurassic Park", Ian Malcolm ouve o chilrear dos saltos nas árvores da selva. Quando o grupo pensa que eram apenas macacos, Malcolm discorda. Uma vez que eles foram observados vivendo em árvores e fazer um ruído chilrear no primeiro livro, é possível que as criaturas das árvores desconhecidas pulando através da folhagem, eram na verdade Microceratops .Em Jurassic World provavelmente eles devem ser apresentados com uma cena semelhante, ou simplesmente devem surgir ao lado dos demais herbívoros,pastando, uma receita que Steven sempre usou para mostrar os dinossauros em grande quantidade no mesmo local.

Mosasaurus:


Sim! Jurassic World finalmente nos apresentara répteis marinhos! O Mosasaurus é a grande atração do parque, com seus 15 metros de comprimento (aproximadamente) o Mosasaurus é o destaque do show aquático da enorme Lagoon, encontrada no centro do parque. O show é descrito como "Mosasaurs Feeding Show", onde uma plateia assiste o enorme dinossauro emergir das profundezas e saltar sob a água, abocanhando enormes tubarões brancos. Em Jurassic World também será possível alimentar o imenso animal(com todos os tipos de refeições...rs).

                                                         Pachycephalosaurus:
Arte conceitual do Pachy em The Lost World:Jurassic Park - 1997.
O "Pachy" é outro dino que retorna para o Jurassic World. "Descoberto por Frost na Bavária, o Pachy tinha um crânio com aproximadamente 22 cm de espessura, puro osso maciço! O Pachy se alongava ficando com a coluna quase que completamente na horizontal, se ligando a base maciça do crânio se endireitando, formando uma base sólida, perfeita para absorção do grande impacto!" - Referência a Robert Burke, em The Lost World Jurassic Park, 1997. Em Jurassic World, teremos uma atração chamada"Pachy arena", até o momento é incerto o seu real propósito.
                                                                   
                                                                     Parasaurolophus
Parasaurolophus em Jurassic Park 3(2001).

Arte conceitual do Parasaurolophus (fêmea) do Jurassic Park - 1993.

 O Parasaurolophus é outro dinossauro pertecente a familia de hadrossaurídeos (bicos-de-pato)do Período Cretáceo . É um dinossauro, conhecido pela sua longa crista, em formato de tubo, que acreditava ser utilizada como uma característica para a comunicação. O Parasaurolophus habita tanto Isla Nublar quanto a Isla Sorna(sítio B) . Eles eram os únicos hadrossurídeos presentes na Isla Nublar(no primeiro filme).Ele retorna em Jurassic World, o mesmo deve fazer parte da atração "Gentle Giants", onde junto aos demais grandes herbívoros podem ser apreciados e quem sabe até , tocados!? Contato direto com esses grandes animais!

Pteranodon:

Pteranodon em Jurassic Park 3 (2001).

Pteranodon em Jurassic Park 3 (2001).
Gaiola dos Pteranodons em Jurassic Park 3 - 2001

O Ptreranodon  também regressa ao Jurassic World , ele é um enorme réptil voador que com suas asas totalmente abertas, podia se estender de uma ponta da asa a outra o equivalente a uma envergadura de aproximadamente 6,5 metros, equivalente a uma aeronave de pequeno porte. Em Jurassic Park 3, eles eram mantidos presos a uma enorme gaiola feita sob os penhascos do rio que cortava a Isla Sorna, acredita-se que por possuir dentes, a "raça" presa na gaiola se tratava de uma mutação, uma variante da que é vista em "The Lost World:Jurassic Park", que por ventura vivia solto, voando livremente e parecia ser menos hostil. Os Pteranodons travariam a batalha final do filme(JP3), no roteiro original, onde atacaria Grant(Sam Neil) e os outros sobreviventes enquanto escapavam da ilha nos helicópteros da Marinha, cena que desde TLWJP vem pairando e nunca foi feita! Acredita-se que em JW veremos a tão famosa cena e que eles viverão juntos aos "Dimorphodons", outro réptil voador que foi citado acima, porém bem menor. O Pteranodon pode ser visto no "Aviary", atração que até o momento não possuí descrição exata.
           
                                                                        Stegosaurus:

Stegosaurus - Jurassic Park  3 (2001).
De longe um dos dinos mais conhecidos do mundo!!!O Stegosaurus é um dino amado por muitos fans da franquia "Jurassic Park", com as suas enormes placas que percorrem ao longo do seu corpo e as esporas pontudas de sua calda, dá se o destaque e caracterização ao enorme herbívoro. Pesando quase 4 toneladas,chegando à aproximadamente 4 metros de altura e quase 10 metros de comprimento, o Stego não era facilmente derrotado por seus predadores! Apesar de ser caracterizado como um animal pouco inteligente devido ao tamanho de seu crânio bem pequeno, comparado aos outros dinossauros , estimava-se que seu cérebro era equivalente ao tamanho de uma "nozes"!!! Porém seu corpo pesado e forte, compensava tal falta de inteligência, pois suas enormes placas e esporas pontudas no fim de sua calda, tornavam-se ótimos "gadgets" de proteção contra os terríveis predadores. O Stego retorna ao Jurassic World, suas últimas aparições foram nos filmes TLWJP e JP3, deixando apenas o primeiro filme sem o ar de sua presença. O Stego deve ser visto junto as outros enormes dinossauros herbívoros da atração "Gentle Giants", apesar de aparentar ameaçador, o Stegosaurus é bem pacato e passivo, sendo um ótimo atrativo para as milhares crianças que estarão em Jurassic World.

                                                                         Suchomimus:
   


Este é o outro espinossaurídeo que havia sido mencionado anteriormente. Isso mesmo, teremos dois espinossaurídeos no filme! Não se sabe ao certo se veremos ambos, mas para a alegria de todos espero que sim. O Suchomimus ao contrário do Baryonyx, eram bem maior,podendo chegar a aproximadamente 3,8m a 5 metros de altura e quase 11,5 metros de comprimento( porém à estudos que indicam que foram encontrados exemplares maiores, chegando ao equivalente a um T-rex - 14 metros aproximadamente); O Sucho é novo nas telonas, mas ele já foi usado em games da franquia como o "Jurassic Park Warpath"(Playstation One), um jogo que era baseado em batalhas entre os dinossauros da franquia, sendo que no mesmo jogo possuía seu primo maior e mais famoso(devido a JP3), o Spinosaurus, que no game era bem menor que o própio Sucho! Acreditava-se que por se tratar de um game de luta, os dinos não eram retratados fielmente, sendo que a maioria não batia com os dados exatos de sua origem. Mais tarde, em Jurassic Park 3, pode se notar que o Spinosaurus do filme é uma forte retratação do Suchomimus do game, deixando apenas por diferenciar por conta da enorme vela nas suas costas(duvida que é respondida por Grant quando Billy questiona sobre o Spinosaurus, que é confundido no filme pela semelhança com o Suchomimus). Em Jurassic World não se sabe ao certo como veremos o Sucho!? Mas todos aguardam uma cena completa com ele, ao invés de uma simples aparição(como foi o Ceratosaurus em JP3), no game, ele era bem ágil e usava bem suas garras dianteiras(braços, mãos, descrevam como quiser...), sendo que seus ataques especias eram mortais! Aguardamos que ele tenha os mesmos movimentos em Jurassic World, não só ele ,mas também de alguns outros dinos que estão no filme e que também estão no game(Pachy,T-rex,Triceratops), isso o torna uma belo atrativo porém, mortal.

Comparação de tamanhos entre o Baryonyx e o Suchomimus.

Gameplay do Sucho no Jurassic Park Warpath:

Suchomimus em Jurassic Park Warpath(PSOne).

Spinosaurus - Jurassic Park Warpath (PSOne).

Spinosaurus - Jurassic Park 3 (2001).

                                                                     Triceratops:
Triceratorps - Jurassic Park 3 (2001).

Esse de longe é o herbívoro mais querido por todos os fans JP, acredito que na maior parte de fans de dinos no geral. O Triceratops é um dinossauro muito comum que viveu no fim do período Cretáceo. Ele tinha uma enorme cabeça de folhos com chifres sobre cada olho que podia chegar a mais de 4 metros de comprimento. Triceratops teve um terceiro chifre, menor em seu nariz. Estes seriam armas temíveis contra um predador. Na franquia de filmes do JP, o Triceratops teve maior destaque no primeiro filme, isso se deve porque o animal nunca teve um momento próprio nas telonas, sendo que, em Jurassic Park 3 se vocês não pausarem o vídeo e observarem bem quando Grant anuncia o animal, nem notariam que o animal está no filme!! Esperamos que em Jurassic World, Colin de ao animal uma cena digna ao seu reconhecimento, muitos fans inclusive nós do Jurassic Universe, aguarda esse grande herbívoro sendo a ponta da "lança" na hora do Breakout.


                                                                 Tyrannosaurus Rex:
Tyrannosaurus Rex(macho) em Jurassic Park 3(2001).

E finalmente chegamos ao nosso ultimo dino da lista, não podia ser ninguém mais do que nosso querido "rei", ele mesmo( não falo do Roberto Carlos), nosso querido Tyrannosaurus - " We have a T-rex( John Hammond - Jurassic Park, 1993)".Chegando aproximadamente 5 metros de altura e quase 14 metros de comprimento, torna o Tyrannosaurus um predador magnifico, com sua poderosa mandíbula composta por dentes de até 20 centímetros. O "T-rex"( a pronúncia mais comum para a grande maioria dos fans e pessoas de todo o mundo) é a joia da coroa da franquia JP! Em Jurassic Park(1993), quando foi a sua primeira aparição, o T-rex logo de cara chegou mostrando que não estava de brincadeira! Trouxe muita dor de cabeça para Dr.Grant(Sam Neil) e para todos do parque!! Apesar de ter sido um predador formidável e assustador, não é esta a impressão que o grandalhão causou ao passar dos anos!! Isso tudo se deve ao encerramento do primeiro filme, onde o Rex "salva" Grant, Ellie(Laura Dern) e os irmãos Timmy (Joseph Mazello) e Lex Murphy(Ariana Richards) das garras dos Raptors!!! Com isso, deu se a impressão que o Rex é do dino da vizinhança! Que salva turistas indefesos das garras de Raptores malvados!!! Dando mais força a essa crença, foi no segundo filme "The Lost World:Jurassic Park(1997)", onde podemos ver uma família completa de Rexes! Composto por um casal adulto e seu bebê.  Onde na reta final do filme, o Rex macho é capturado juntamente com o seu bebê e levado para a cidade, um complexo da INGEN em San Diego, onde seria inaugurado o próprio parque em um antigo anfiteatro. Porém o Rex escapa e persegue insanamente seu bebê que estava com Ian (Jeff Goldblum) e Sarah (Julianne Moore)que levavam o "Baby T-rex" em um carro pela ruas de San Diego,por onde eles iam o Rex seguia logo atrás, causando uma carnificina por onde passava. E no fim, o Rex "salva" novamente seu bebê, mas dessa vez das terríveis garras ambiciosas de Peter Ludlow(Arliss Howard)o CEO e diretor das ações da INGEN, antigo posto de Hammond, que pretendia levar o filhote de volta para o anfiteatro. Mas o papai estava por perto e além de salvar o bebê, ainda mostra os primeiros passos de uma caçada. Em Jurassic Park 3 o Rex foi vencido pelo Spinosaurus "mutante", mesmo sendo forte, o Rex que enfrentou o Spino era apenas um bem juvenil! Deixou -se levar pela força bruta do Spino e experiência, no qual o mesmo conseguiu se soltar das mandíbulas do Rex, que após uma batalha intensa e sangrenta,por fim o Rex teve o seu pescoço quebrado!! Essa cena assombra os fans até hoje, todos aguardam uma vingança!! Mas como o Spino está fora de Jurassic World, o Rex vai ter que se contentar com seus primos menores. Em Jurassic World o Rex está de volta e com uma atração própria, o "T-rex Kingdom", onde os turistas vão poder observa-lo se alimentando e sendo um predador de verdade!O curioso é que tal atração está localizada ao lado do Centro de Visitantes( isso porque o parque é seguro). O Rex provavelmente será o principal inimigo do catalisador dos males do parque, a sua contraparte, o D-rex! Vamos ver como será essa interação e acredita-se que possa haver mais de um Tyrannosaurus em Jurassic World.



                                                     REVELAÇÃO DA SEMANA!!


 Não existe "Patel Corporation", isso mesmo, não existe Patel Corp, e sim, nada mais ,nada menos que ela mesmo,nossa querida INGEN está de volta! O que confirma a integração de alguns extras como militares da corporativa. Se não acreditam? Vejam por si só!






Graças a um usuário do Tweeter, tivemos essa grande revelação! O logo que todos imaginavam ser o tradicional do JP, era na verdade o logo da INGEN,o que confirma todas as hipóteses citadas anteriormente. Inclusive a aparição do helicóptero há alguns meses atrás!


Helicóptero da INGEN fotografado sobrevoando o set de Jurassic World.
Até então, não faz sentido se levarmos algumas coisas em conta, como a presença do Mr.DNA, os antigos veículos e os próprios funcionários do parque. O Mr.DNA não faz sentido ser trazido de volta apenas por nostalgia dos fans, já que pela lógica dos filmes, as únicas pessoas que sabiam de sua existência eram os personagens do primeiro filme e funcionários, então não havia motivo para uma possível "Patel Corporation", levar algo em conta sendo que, não faziam a minima ideia do que era aquele pequeno personagem animado que instruía os visitantes. Em questão dos veículos, é outra coisa que não faz sentido a empresa manter apenas por questões nostálgicas! Pensem só! Se uma empresa compra tudo de outra empresa falida, o que a nova empresa tende a fazer é reaproveitar o máximo de coisas possíveis e descartar o resto! Não teria lógica eles manterem os veículos  e o antigo parque! Já que criaram uma delimitação apenas para essa área!Eles simplesmente passariam por cima de tudo e criariam do zero! Não deixando nenhum vestígio! Outra fonte através de extras, ainda não confirmado, mas em JW , segundo o extra! Possuí uma estatua em homenagem ao falecido John Hammond!Agora racionem, porque uma empresa "rival" ergueria uma estatueta do antigo dono, da antiga empresa!? Se intenção de adquirir os bens de uma empresa falida, é justamente lucrar com o que ela produziu! Por que colocar uma estatua do antigo dono!? O Correto é limpar qualquer ligação com a empresa original. Outra questão é os seguranças e funcionários do JW, ambos usam roupas semelhantes aos do primeiro filme, inclusive aquelas com o macacão azul(cinza escuro) com o capacete laranjado, porém, é claro, logico que não usarão o mesmo em JW! Mas é bem semelhante e os funcionários possuem capacetes azuis.


Então gente, o que acharam? Gostaram da lista de dinos presentes nas atrações? A falta dos outros dinos que não estão presentes, vai ser irrelevante? E a INGEN, gostaram de seu retorno? Digam o que acham na sessão de comentários abaixo e fiquem conectados ao Jurassic Universe para mais novidades e entretenimento.

Fontes: http://jurassicpark.wikia.com
INGEN: Tweeter
Revisão da listagem de dinossauros: 
Henrique Zimmermann Tomassi (paleontólogo do Jurassic Universe).
Ruann Jovinski - Autor das notícias do Jurassic Universe.
Edição e postagem: Maxwell Berserker.
Participação: André Correa ( CEO da página no Facebook).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e ajudar o Blog, o Jurassic Park 4.4 agradece! Continuem conectados para mais novidades.